• 12 de novembro de 2019

Solenidade da Santíssima Trindade

No próximo domingo, dia 16 de junho, a Igreja Católica celebra a solenidade da Santíssima Trindade, mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Jesus Cristo quem nos revelou à humanidade esse mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e de Si mesmo como Deus. Logo, não é uma verdade inventada pela Igreja, mas revelada por Jesus. Os horários das celebrações na igreja matriz podem ser conferidos na secretaria paroquial.

Santo Agostinho (430), um dos santos da Igreja Católica, dizia que o Espírito Santo procede do Pai, enquanto fonte primeira, e pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão.

São Clemente de Roma, Papa no ano 96, ensinava: “Um Deus, um Cristo, um Espírito de graça” (Carta aos Coríntios 46,6). “Como Deus vive, assim vive o Senhor e o Espírito Santo” (Carta aos Coríntios 58,2).

O Concílio de Niceia, ano 325, confirmou toda essa verdade: “Cremos […] em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido do Pai como Unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial com o Pai, por quem foi feito tudo que há no céu e na terra. […] Cremos no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, o qual falou pelos Profetas” (Credo de Niceia).

Pentecostes

Dezenas de pessoas participam de retiro da Forania Nossa Senhora de Nazaré