• 16 de dezembro de 2019

Paróquia lança projeto Santuário

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, cuja igreja matriz fica no Cohatrac – avenida Leste Oeste, S/N – lançou no domingo (dia 24) – solenidade de Cristo Rei do Universo – o projeto ‘Santuário’, que visa arrecadar fundos para a construção do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Nazaré. A obra está orçada em R$ 490 mil e inclui aumento da capacidade do prédio de 900 para 1400 pessoas sentadas, construção de mezanino, capela do Santíssimo, da fonte batismal, dos confessionários, troca do piso e climatização de toda a igreja. Em uma segunda etapa será construída a faixada do santuário, estrutura em pré-moldados e alvenaria.

“A construção do santuário está sendo executada por etapas, de modo a não alterar muito o dia a dia da vida paroquial com sua rotina de missas, orações e encontros pastorais, também para termos tempo de angariar os recursos necessários para o pagamento dos serviços da grandiosa obra”, explica o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, padre Flávio Marques Colins.

A campanha consiste em sensibilizar as famílias, grupos de pessoas amigas ou colegas de trabalho, grupos da igreja, moradores da mesma rua, empresários, comerciantes, autônomos, taxistas, motoristas de aplicativo, profissionais do legislativo, da saúde, do Judiciário, da educação, funcionários públicos, setores administrativos, serviços gerais, devotos a fazerem parte do projeto de construção do santuário através da doação de um ou mais metros quadrados da construção. O plano de captação de recursos para a construção do santuário compreende a doação de metro quadrado da obra. Ou seja, quem quiser ajudar vai doa metros quadrados construídos. As doações podem ser feitas individualmente ou em grupos, mas também por famílias.

Vamos exemplificar para esclarecer ainda mais como participar. A edificação da faixada com o manto de Nossa Senhora, mais o mezanino, equivale a aproximadamente 450 metros quadrados de construção (não incluídos os vidros das portas nem os revestimentos), está orçada em R$ 340mil. Dividindo esse valor pela quantidade de metros quadrados (450), obtém-se a média de R$ 755,00 por metro quadrado construído. O doador, ou doadores, podem dividir o valor em até cinco vezes. “Estamos arredondando para R$ 800,00 a fim deter um saldo para a terceira etapa”, explica o padre Flávio.

A doação pode ser feita na secretaria paroquial em espécie, no cartão de debito/credito ou através de transferência ou depósito bancário. Quem não puder doar um metro quadrado (R$ 800), pode doar segundo suas possibilidades. A adesão à campanha pode ser feita na Mesa do Santuário”, na loja ”Devotionis” e na secretaria paroquial.

A carta de apresentação do projeto Santuário, assinada pelo padre Flávio Colins e pelo Conselho Paroquial de Pastoral, foi divulgada em todas as missas do domingo.

HISTÓRIA

Para a concretização desta etapa e das outras do projeto Santuário, a Igreja convida o Povo de Deus a reviver o momento tão significativo e marcante que foi a primeira campanha de construção da lgreja; a campanha “Tijolo por tijolo”, realizada na década dos anos 90. “Hoje, certamente, com necessidades e desafios maiores, mas como outrora, será indispensável ter o mesmo espírito de comprometimento e pertença que fez e faz do Cohatrac esta comunidade eclesial tão viva e singular na história da Igreja do Maranhão”, conclama o pároco.

A Igreja do Cohatrac é bem jovem – são 27 anos de fundação enquanto paróquia -, mas, ao mesmo tempo, tem uma caminhada muito sólida, marcada pelo engajamento e comprometimento das pessoas que creem em Cristo e fazem desta Igreja uma expressão bem-viva desta fé.

A história da Igreja do Cohatrac se mistura com a vida da nossa gente e do nosso bairro, que surgiu no final dos anos 70 do século passado. No início não havia capela e a comunidade eclesial pertencia à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Cohab. Os atos religiosos eram realizados nas casas, na associação de moradores do Cohatrac l e, posteriormente, no Colégio Pe. Newton. Nos anos 80, os frades capuchinhos da Cohab construíram a primeira capela que, em seguida, nos anos 90, se tomou paróquia, ocasião na qual Pe. Bráulio começou a edificação do templo atual, trabalho concluído depois pelos padres Josimar, Bine e Antônio José.

Em 4 de janeiro 2020, a Paróquia do Cohatrac passará a ser Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Este acontecimento é fruto das tantas mãos a servido Reino de Deus aqui neste chão e de tantas vidas doadas – as de ontem e as de hoje. 0 novo templo – santuário – é uma obra definitiva no sentido de que não será necessário fazer outra intervenção na estrutura do prédio.

0 Reviews

Write a Review