• 18 de julho de 2019

Novidades marcam Assembleia Paroquial de Pastoral

“Uma assembleia maravilhosa, com boas novidades!” Essa é a opinião da maioria dos entrevistados que participaram da edição 2019 da Assembleia Paroquial de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. O evento, que foi encerrado ao meio-dia deste domingo (6) começou na sexta-feira, dia 4 de janeiro.

“É um evento bastante construtivo, porque é nela que tomamos as decisões de importância para o desenvolvimento da paróquia”, comenta Vera Lúcia Marvão, ressaltando que chamou sua atenção a mudança na data do Círio de Nazaré – festejo da paróquia. “Penso que será bem melhor, porque na data que vinha acontecendo coincidia com as eleições.”

A Assembleia Paroquial de Pastoral trouxe várias novidades, dentre elas estão os novos horários de missas. Na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Cohatrac 3, onde as missas aconteciam às 17h no segundo e quarto domingo, as celebrações continuam no domingo, mas em novo horário. A partir de agora as missas serão pela manhã, às 7h30.

Quem frequenta a igreja matriz, a partir de fevereiro, vai contar com mais dois horários de missa. Uma aos sábados, às 6h30; e a outra aos domingos, às 17h.

Para o bom atendimento ao Povo de Deus, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré vai preparar um subsídio para a formação de líderes eclesiais. Provavelmente, uma das comunidades a serem atendidas é a do Vilage, que logo-logo passa a contar com a celebração eucarística. As missas serão celebradas nas casas dos moradores. A ideia da paróquia é formar a comunidade, bem depois, se a comunidade quiser, construir uma capela. As celebrações passam a ocorrer ainda neste mês de janeiro.

Ainda no campo da formação, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré deve ganhar um curso de liturgia, dividido em módulos. É um curso de extensão, com certificado de 60 horas. Os professores serão do Iesma.

Uma das atividades realizadas com bastante êxito no ano passado, as visitas de casa em casa – missões – ganharam a aprovação de todos na APP após apresentação de uma síntese das atividades realizadas em 2018. O projeto deve ser retomado em 2019.
Duas novidades que chamaram bastante atenção dos participantes foram: a data do Baile das Rosas, agendado para o dia 10 de maio no Saint Louis – estrada da Maioba -; o Círio de Nazaré – Festa da Luz, que será no domingo, seis de outubro.

No âmbito da construção, reforma e ampliação, foram apresentados os projetos da matriz e da comunidade Santa Rita. A igreja matriz deve entrar em obras ainda neste semestre.
“O povo de Deus sempre foi marcado por assembleias. Assembleia é um momento que devemos priorizar, pensando nos próximos anos, as urgências pastorais. É momento de renovação a estruturação. É válido este momento avaliativo, com pessoas que compõe a matriz e comunidades”, comenta Erick Verde, paroquiana ao lembrar mais uma novidade advinda da APP, a função que o padre José Ribamar assume agora oficialmente: responsável por acompanhar o Ministério das Exéquias – que tem como objetivo encomendar os corpos dos falecidos e levar conforto aos amigos e familiares – , e os Movimentos. O padre Flávio Marques Colins, pároco, fica responsável por acompanhar Comunicardes Juventude, Juvenil, Mirim, Pastorais e Serviços. O padre André Luís vai acompanhar Ministério da Palavra e Eucaristia.

Até o final de janeiro a paróquia deve divulgar a sua agenda oficial de 2019 com essas e outras novidades. Para mais informações, iligue (98) 3238-3640

Palhinhas de presépio serão queimadas neste domingo, 6

De 11 a 20 de janeiro, Itapiracó homenageia seu padroeiro