• 12 de novembro de 2019

Multidão participa de Grande Procissão e missa solene do Círio de Nazaré

Considerada uma das maiores festas religiosas do Maranhão, o Círio de Nazaré – Feta da Luz foi encerrado ontem à noite com missas solene, apresentação teatral e atrações culturais. O Novenário da Luz, que iniciou dia 10 de outubro, foi encerrado na sexta-feira, dia 18, com a missa celebrada no Largo de Nazaré.

A missa solene de encerramento foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, dom Esmeraldo Barreto de Farias, e concelebrada por um grande número de sacerdotes de São Luís e de dioceses do Maranhão e de outros estados como o Pará.

Esta foi a XXVII edição do Círio de Nazaré – Festa da Luz, festejo que a cada ano reúne um número cada vez maior de fieis. O número de devotos e devotas no Largo de Nazaré, na igreja matriz e na Rotatória, onde foi montado o palco para a celebração eucarística, mostra a grandeza do festejo. De acordo com os organizadores, mais de 130 mil pessoas participaram da Grande Procissão do Círio, que começa na Cohab e vai até a Rotatória, local da missa. “É muito linda esta procissão, dá arrepio ver toda esta multidão caminhando, cantando e rezando, louvando e agradecendo a Deus. Acho que este é o sexto ano que participo, sempre como se fosse a primeira vez”, conta Ana Vitória, professora devota de Nossa Senhora de Nazaré.

A celebração eucarística, além da grande multidão de fiéis, reuniu lideranças comunitárias, presidentes de associações e um bom número de políticos. O governador Flávio Dino foi bastante aplaudido que foi chamado pelo padre Flávio, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Quem também participou da missa foi o deputado federal Bira do Pindaré, que participou da Grande Procissão do Círio e ainda se divertiu no Largo de Nazaré com o Círio Cultural.

Padre Flávio agradeceu ao Povo de Deus por se manter fiel e participar de todo o Novenário da Luz, da Grande Procissão do Círio e da celebração eucarística deste domingo. Colins não poupou agradecimentos ao Governo do Maranhão, à Prefeitura Municipal de São Luís e à Polícia Militar. “Agradecemos também a todas as nossas equipes de trabalho. A cada um e cada uma que faz desta festa uma das maiores e melhores do Maranhão.”

ANÚNCIOS

A XXVII edição do Círio de Nazaré – Festa da Luz de 2019 foi marcada por dois grandes anúncios do campo político. Por meio de projeto, o Círio de Nazaré passou a ser considerado “Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão”. O outro anúncio é o da reforma/construção da praça da igreja – Largo de Nazaré.

Mas houve um anúncio no campo religioso e que arrancou aplausos da multidão toda vez que foi repetido: em janeiro de 2020 a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré será ‘elevada’ à categoria de santuário.

Paróquia divulga resultado da Corrida Rústica

Resultado do Sorteio do Círio