• 26 de maio de 2019

Multidão participa de celebrações da Quinta-feira Santa

A celebração eucarística desta Quinta-feira Santa – missa da Ceia do Senhor, do Lava-pés e da Adoração ao Santíssimo Sacramento – foi presidida pelo padre André Luís, reitor do Seminário São João Maria Vianney.

Em sua homilia, o padre afirmou que com esta celebração a igreja inicia o Tríduo Pascal e explicou que ‘tudo começa com a instituição da eucaristia’. “São duas a celebrações neste dia: a dos Santos Óleos, que na nossa Arquidiocese de São Luís foi na quinta passada, e esta, a da instituição da eucaristia.”

O padre pontuou que hoje celebramos a entrega amorosa de Cristo até a morte, o que é confirmado pelas leituras da liturgia do dia – Êxodo, Salmo, o Evangelho de João e a Carta de São Paulo aos Coríntios.

“Quero fazer umas reflexões entorno do próprio evangelho”, disse o sacerdote. “Uma primeira afirmação do evangelho é que Jesus, sabendo que passaria deste mundo para o outro, quis celebrara a Páscoa com os seus. Assumindo a condição humana, Jesus nos ensina o que é amar. Uma entrega de amor, com amor pela humanidade”.

Padre André disse que Jesus também nos ensinou o servir, o colocar-se a serviço dos pequenos. Uma entrega que nos leva até o calvário. “Por excelência, hoje é o dia que nasce o sacerdócio por causa da instituição da eucaristia. No final desta tarde, o Senhor se fez servo, humilde e nos ensina o que é servir. Ele revela de modo admirável que quer nos servir.”

“O Senhor nos dá um novo mandamento com essa lição. Um exemplo para que façamos a mesma coisa que ele fez. Como padre, peço perdão pelas vezes que não agi como deveria… e agradeço a Deus por ser um pequeno servo, um dos seus.”

Ao concluir a sua homilia, padre André pediu ao povo que ‘nestes dias celebre com profunda gratidão a Deus, evite celebrar com frieza, comodismos, mas que tudo o que celebrarmos seja amor e nos incite a pensar no amor que o Cristo tem por nós’.

Missa da Ceia do Senhor, Lava-pés e Adoração ao Santíssimo Sacramento

Nova data