Dia de Finados

0
10

Toda a comunidade católica está convidada para a celebração eucarística que acontece nesta sexta-feira na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré por ocasião do Dia dos Fiéis Defuntos (Dia de Finados).

O Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro, o que ocorre desde o século XIII.

Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.

No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Desde o século XI os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) pediram à comunidade que dedicassem um dia aos mortos.

No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque no domingo seguinte de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição. Um exemplo é Tobias 12,12; outro é Jó 1,18-20; depois Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46. A igreja católica se apoia em uma prática de quase dois mil anos.

Para saber mais sobre a celebração do Dia de Finados na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, ligue (98) 3238-3640.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.