• 19 de abril de 2019

Fórum Nacional de Escolas Católicas vai discutir o Estatuto do Deficiente

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realiza netas segunda e terça-feiras (13 e 14), o V Fórum de Diretores das Escolas Católicas, no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador/BA. O evento tem por objetivo promover o debate e a troca de experiências entre os gestores sobre os desafios e os novos caminhos para a educação inclusiva.

A quinta edição do evento traz como tema principal o ‘Estatuto do Deficiente: Desafios Jurídicos e Pedagógicos para a Gestão da Escola Católica’. Para discutir essa temática com os participantes, a ANEC convidou a presidente e assessora jurídica do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe/Sudeste-MG), Dra. Anna Gilda Dianin e o assessor jurídico também do Sinepe de Minas Gerais, Dr. Arthur Emílio Dianin que irá falar especificamente sobre os “Dilemas e Desafios da Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (LBI)”.

Sobre os desafios na aplicação da LBI, Dra. Anna Dianin explica que uma das grandes dificuldades é saber como as escolas vão se aparelharem para cumprir a LBI, se até a presente data, o Estado não expediu nenhuma regulamentação. Além disso, saber quais os critérios que os estabelecimentos de ensino avaliarão quando os ajustes razoáveis se convertem em ônus desproporcional ou indevido. Dianin afirma ainda ser necessário refletir sobre o papel do educador na sala de aula, considerando este um dos dilemas da inclusão, além da inserção das famílias e profissionais, como por exemplo, os médicos e os de apoio. Segundo ela, o Fórum de Diretores das Escolas Católicas é da maior relevância, visto que somente através de amplo debate pode se resolver os dilemas e encontrar caminhos para a inclusão.

O Fórum trará também palestras sobre os temas: ‘Educação inclusiva: trajetória e perspectiva em âmbito pedagógico’ e ‘Educação inclusiva: uma escola para todos é possível’. Haverá ainda a apresentação de cases (relatos de experiência das associadas que, pela sua originalidade, aplicabilidade e resultados merecem ser compartilhados com todas as associadas).

As inscrições do Fórum estão abertas, para mais informações acesse o site: http://anec.org.br/forumdediretores/.

 

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Ler anterior

Papa vai conhecer programas contra a fome criados no Brasil

Ler próximo

Igreja celebra aniversário de fundação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *