• 26 de maio de 2019

Cetel apresenta trabalho de textos litúrgicos ao plenário da 53ª AG

Fonte: CNBB – A Comissão Episcopal para Textos Litúrgicos (Cetel) da CNBB apresentou ao plenário da 53ª Assembleia Geral, neste segundo dia de trabalhos, as últimas contribuições recebidas para a tradução brasileira do Missal Romano e dos textos litúrgicos da Igreja. O bispo de Nossa Senhora do Livramento (BA) e presidente da Cetel e da Comissão Episcopal para a Liturgia, dom Armando Bucciol, comunicou aos bispos o que foi feito com as 10 últimas considerações enviadas à Comissão e relatou como se dá o trabalho mensal feito pelos membros na sede nacional da Conferência, em Brasília.

Dom Bucciol lembrou, ainda, qual é o caminho que se percorre para a aprovação definitiva das traduções.  “Após a aprovação das emendas pela Cetel, o texto é trazido aqui para aprovação na Assembleia Geral. Se o texto for aprovado, em votação dos bispos, é enviado a Roma para que seja reconhecido pela Santa Sé”, disse.

A revisão, conforme esclareceu dom Bucciol, segue algumas orientações de Roma e tem o compromisso de fidelidade ao latim, mas os membros da Cetel procuram também ter a mesma fidelidade na busca de tornar as leituras o mais compreensível possível. Além de dom Bucciol que é bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), a Comissão é composta pelo arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio; pelo bispo de Cornélio Procópio (PR), dom Manoel Francisco; arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Correia, e por alguns assessores da CNBB.

Bispos iniciam debate sobre a revisão das Diretrizes Gerais

Análise de conjuntura eclesial trata do rosto da Igreja no Brasil