Como se elege um papa

O Conclave de 2013 elegerá o papa de número 266 da Igreja Católica.
É a primeira vez em 600 anos que acontece uma eleição após a renúncia de um papa.
A eleição de um papa é estabelecida pela Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’.
O Colégio Cardinalício é formado por 208 cardeais. Destes, 115 cardeais irão participar do Conclave.
Os cardeais eleitores, serão 60 europeus, 19 latino-americanos, 14 norte americanos, 11 africanos, 10 asiáticos e 1 da Oceania.
A Itália é o país com o maior número de eleitores com 28 cardeais.
Entre os países latino-americanos, o Brasil é o país com o maior número de cardeais eleitores para o Conclave que elegerá o próximo Pontífice.
Durante o conclave, os cardeais permanecem todo o período da eleição entre uma residência do Vaticano e a Capela Sistina onde votam e não podem ter contato com o mundo exterior e com os meios de comunicação.
Dom Raymundo Damasceno, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz, juntamente com os demais Cardeais tem a responsabilidade de escolher o próximo papa da Igreja Católica.