Novenário do Círio de Nazaré começa nesta quinta, dia 4

Começa nesta quinta-feira (4 de outubro) uma das maiores festas religiosas do Maranhão: o Círio de Nazaré do Cohatrac, também conhecido como Festa da Luz. Neste ano, o Círio acontece de 4 a 14 de outubro. Veja programação !
Em sua 26ª edição, o festejo tem como tema “Edificação de Deus, obra de muitas mãos”, uma alusão ao fato de o festejo precisar da ajuda dos católicos para acontecer. O lema de 2018 é “Vós sois cidade construída sobre o monte” (Mateus 5,14).

Centenas de pessoas, a maioria voluntários, formam as equipes responsáveis pela realização do Círio. Praticamente, tudo começa com celebração do aniversário da paróquia, ocasião em que as equipes de peregrinação são enviadas. Elas vão de casa em casa anunciando que o período do Círio está chegando. Daí até o Grande Círio, são dezenas de reuniões, formações, estudos bíblicos.

‘Dentro’ do Grande Círio, que começa com o novenário, há atrativos como o Círio das Crianças, Passeio Ciclístico, Caminhada do Círio, Passeio Ciclístico e Corrida Rústica. Algumas das atrações do novenário são a Romaria do Círio, a Procissão da Luz, o mutirão de confissões, a Missa do Translado, a Grande Procissão do Círio.

O Círio Cultural é outra atração à parte e costuma reunir centenas de pessoas no Largo de Nazaré. De acordo com os organizadores, este ano o evento deve reunir grandes nomes da música e da cultura maranhense.
PEREGRINAÇÃO

O Círio de Nazaré – Festa da Luz cresce e se firmou como a maior festa religiosa da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Com o crescimento, um dos resultados é que a ‘chama’ do Círio foi levada para o município de Trizidela do Vale, que fica no interior do Maranhão. O festeja acontece na comunidade Morro dos Caboclos, que há seis anos realiza o novenário.
O Círio de Nazaré – Festa da Luz é uma festa da família católica. Para saber mais e participar, ligue (98) 3238-3640.